Museu Felícia Leirner

Projeto de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva

Campos do Jordão/SP - ano 2016

     O Projeto de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para o Museu Felícia Leirner, tem por objetivo a implantação de acessibilidade comunicacional visando uma melhor visitação para todos os públicos, pessoas com e sem deficiência. O acervo do museu reúne esculturas da artista que estão distribuídas ao ar livre sobre gramado e à beira de alamedas.
O jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno compreende uma área de mata com 35 mil m² de extensão. O objetivo do museu é fomentar manifestações do patrimônio cultural, no âmbito das artes plásticas/escultura e música, e promover a conservação ambiental. O Projeto de Acessibilidade, pensando em incluir nesse contexto a fruição da obra de arte com a natureza, para todos os tipos de público, desenvolveu as seguintes ações:



Clique nas imagens ou no link para abrir
  • Audioguia para visitação das pessoas com deficiência visual, contendo informações sobre o percurso sensorial com seleção de seis esculturas para exploração tátil, os espaços do museu e o patrimônio ambiental.
  • Comunicação em dupla leiturafichas de leitura com informações em tinta e Braille de algumas espécies de plantas, aves e animais da região e placas de identificação das obras selecionadas para o percurso sensorial;