Museu do Amanhã


O Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária. Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015. A proposta da instituição é ser um museu de artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. A exposição principal, divide-se em cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.
O Projeto de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para o Museu do Amanhã tem por objetivo, incluir na nova proposta curatorial da exposição permanente, com os itens de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal.
 

Recursos de Acessibilidade Comunicacional

Recursos de apoio adequados às necessidades de pessoas com deficiência , tais como: layout de piso tátil para orientação de percurso autônomo de pessoas com deficiência visual, maquetes arquitetônicas, mapas táteis, placas em alto relevo, materiais tridimensionais (maquetes, DNA e globo tátil), legendas e etiquetas em dupla leitura para identificação dos objetos interativos.

Maquetes Táteis

 

Galeria das Formas

Localizada na ala leste do Museu, a Galeria apresenta pormenores e detalhes de muitos conceitos abordados na Exposição Principal. Quem visita a Galeria tem disponibilizadas descrições em braile de assuntos como o Cosmos, a Matéria ou mesmo a Via Láctea. Todas as experiências são táteis, facilitando a interação com não videntes: é possível tocar no conteúdo exposto, como um globo terrestre, ou até gráficos.

Bancada 1

bancada 1 com recursos de acessibilidade , maquetes, pranchas em relevo e objeto tátil
Cada tema abordado nesta bancada, possui texto em dupla leitura (tinta e Braille) e imagens em relevo com texturas, bem como um objeto tátil representando as Camadas da Atmosfera.
 

Bancada 2

Bancada 2 - recursos de acessibilidade, pranchas em relevo e objetos táteis
Cada tema abordado nesta bancada, possui texto em dupla leitura (tinta e Braille) e imagens em relevo com texturas.
 

Bancada 3

Bancada 3 - com recursos de acessibilidade, pranchas em relevo e objetos táteis
Cada tema abordado nesta bancada, possui texto em dupla leitura (tinta e Braille) e imagens em relevo com texturas.
 

Bancada 4

bancada 4 - contendo recursos de acessibilidade, maquetes, pranchas em relevo e objeto tátil
Cada tema abordado nesta bancada, possui texto em dupla leitura (tinta e Braille) e imagens em relevo com texturas.
 

Audioguia


O audioguia adaptado para público com deficiência visual, é utilizado para dar autonomia na Galeria das Formas, espaço concebido especialmente para essas pessoas, contem diversos recursos de acessibilidade, tais como: maquetes táteis dos espaços expositivos, textos explicativos em dupla leitura (tinta e Braille) referente aos temas do museu, imagens em relevo com texturas, bem como alguns objetos táteis.

Visita com audioguia

pessoa com deficiência visual utilizando audioguia do Museu do Amanhã

Clique no play abaixo e ouça uma faixa do audioguia.
Faixa: "O Tempo da Visita"
Roteiro e Narração da Audiodescrição mediadora: Hélio Ziskind
Receba emails com novidades
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://arteinclusao.com.br/museu-do-amanha">
YouTube
Instagram