Museu Oscar Niemeyer
Programa de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva
Curitiba/PR
ano 2017
O Museu Oscar Niemeyer inaugurou no dia 13 de maio de 2017, o programa MON Para Todos. Iniciado em 2013, com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o programa é destinado a pessoas com deficiência visual. O principal objetivo é promover a autonomia desses visitantes no museu, que acompanharam todas as suas fases de preparação.
O programa oferece recursos de acessibilidade a um conjunto de 14 obras do acervo do museu que estão em exposição no Pátio das Esculturas, foco principal das ações. Inclui ainda a realização de visitas mediadas e de oficinas artísticas desenvolvidas especialmente para grupos de visitantes com deficiência visual.
Todas as ações do Programa, foram desenvolvidas com a consultoria em acessibilidade e ação educativa inclusiva da museóloga Amanda Tojal.
Apresentação dos recursos de acessibilidade implantados na exposição
Maquete Tátil
Maquete Tátil de Implantação com legenda tátil de todo espaço do museu
Réplicas Táteis
No Pátio das Esculturas, o visitante encontrará réplicas táteis de nove obras de grande dimensão, o que permitirá a exploração completa das peças. No mesmo local, os visitantes serão convidados a conhecer cinco esculturas originais e a explorá-las com o apoio da audiodescrição.
Audioguia
Audioguia para visitação das pessoas com deficiência visual, contendo informações sobre o percurso sensorial, inclusive em versão para aplicativo.
Ação Educativa Inclusiva
Encontro de formação para equipe de educadores responsáveis pelo atendimento e recepção do público com e sem deficiência, em visitas especiais e inclusivas.
Ficha técnica dos profissionais envolvidos neste projeto:
Consultoria em Acessibilidade – Coordenação e Concepção
Amanda Fonseca Tojal
Gestão Museológica
Cristine Pieske
Coordenação de Ação Educativa
Jacqueline Prado Zellner
Claudia Stoicov
Karine de Castro Serafim
Karina Marques
Leonardo Felipe Matuchacki