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Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Programa de Acessibilidade

Tupã – São Paulo

ano 2011/2012

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Programa de Acessibilidade

Tupã – São Paulo

ano 2011/2012

Desde o ano de 2006, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre vem participando de ações envolvendo as questões de acessibilidade e ação educativa inclusiva, destacando, entre elas, a participação, no ano de 2007, da diretora Tamimi Borsatto e sua equipe técnica no Curso de Formação para Profissionais de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi a capacitação educadores e profissionais para o planejamento e implantação de projetos de acessibilidade e ação educativa inclusiva, como também a conscientização das questões envolvendo a inclusão cultural de pessoas com deficiência na sociedade realizado pelo Programa Educativo Públicos Especiais ( PEPE ), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, coordenado pela consultora em acessibilidade Amanda Tojal.

Essa formação contribuiu para a implantação de um projeto piloto de acessibilidade sensorial na antiga exposição do acervo etnográfico, composto por objetos representativos de diversas nações indígenas brasileiras, além da ampliação das ações educativas com públicos especiais, principalmente, estudantes com deficiências intelectuais no museu.

No entanto, a partir da estruturação da nova exposição de longa duração “Tupã Plural” do M.H.P. Índia Vanuíre, como também da ampliação do quadro de funcionários, incluindo a contratação da equipe de educadores, fez-se necessário uma readequação das questões de acessibilidade e ação educativa inclusiva, acompanhando a atualização dos conceitos expográficos que essa nova exposição exigiu.

Sendo assim, foi concebido, no período de 2011 a 2012, um novo projeto para o Programa de Acessibilidade do M.H.P. Índia Vanuíre, seguindo os objetivos abaixo relacionados:

Recursos de Acessibilidade Comunicacional

Aplicativos   multissensoriais,   comunicação   visual/tátil   e publicações  adaptadas em dupla  leitura  (tinta com caracteres   ampliados e   braille)  que   compõem  o  conjunto  de  recursos  de   apoio  adaptados às questões de  acessibilidade física  e sensorial  em espaços museológicos, tendo  por  objetivo ampliar, por meio de outros sentidos, além da visão, as pessoas  com  deficiência(sensoriais, físicas e intelectuais) a compreensão e fruição dos  objetos  culturais  presentes  na  exposição de longa duração.

Formação de funcionários e educadores

Acompanhamento com a equipe de educadores do museu na implantação do  Programa   de  Ação  Educativa  Inclusiva   da  exposição  “Tupã  Plural” incluindo formação de funcionários e educadores nas ações  de  recepção, atendimento e  projetos educativos com o público alvo.

Ficha técnica

Consultoria em Acessibilidade – Coordenação e Concepção

Amanda Fonseca Tojal

 

Coordenação Geral

Angelica Fabbri

Luiz Antonio Bergamo

Revisão de Conteúdo

Marília Xavier Cury

 

Apoio Técnico

Tamimi Rayes Borsatto

Equipe M.H.P. Índia Vanuíre

Maquetes e Manequins táteis

Dayse de Andrade Tarricone

 

Reproduções em relevo e réplicas táteis

de objetos etnográficos

Alfonso Ballestero

 Edição e Adaptação de Vídeos para Públicos

com Deficiência Visual e auditiva

Estúdio Preto e Branco

 

Transcrição da Língua Krenak

Lidiane Damaceno Cotuí Talau

Vima da Silva Campos (Apoio)

Transcrição da Língua Kaingang

Wilmar D’Angelis

Audiodescrição de vídeos

Lívia Motta e PH Motta

 

Janela de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em vídeos

Educalibras

 

Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Edmilson dos Santos Rego

Mapa Tátil e Comunicação Visual em dupla leitura

Casa do Braille

 

Mobiliário com acessibilidade

Metrocenografia

 

Realização

ACAM Portinari

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