![logotipo do CEAC logotipo do CEAC](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/logo_ac-150x150.jpg)
CEAC – Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Local: MUSEU DA REPÚBLICA
Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos
ano 2013
![Logo_Museu_ Logo_Museu_](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Logo_Museu_.jpg)
Coordenação: Amanda Fonseca Tojal
Assistente de coordenação: Claudia Cristina Aoki
Objetivo Geral:
A partir de obras e objetos culturais selecionados do Museu da República desenvolver os seguintes recursos de acessibilidade para mediação de alunos ou públicos com deficiência em visitas educativas à instituição:
Programa do Curso:
Curso teórico-prático abordando os seguintes conteúdos:
GRUPO 1
Piso de Azulejo Hidráulico
Local: Hall de Entrada do Museu
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.
Proposta: Quebra-cabeça imantado em relevo
![piso1](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/piso1.jpg)
Grupo 1
GRUPO 2
Brasão da República
Local 1: Estuque de gesso em alto relevo localizado no teto (hall de entrada)
Local 2: Portão de ferro do Museu da República.
Perfil do público: pessoas com deficiência visual e baixa visão.
Propostas:
Reprodução texturizada em relevo.
Reprodução texturizada em alto contraste.
![Jpeg](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/brasao_portao.jpg)
Grupo 2
GRUPO 3
Pintura de cena mitológica representando Baco e Ariadne
Local: Detalhe no teto do Salão Ministerial
Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão.
Propostas:
1. Reprodução em relevo da imagem com Audiodescrição (escrita)
2. Fichas contendo associação de imagens e palavras
![baco_ariadne](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/baco_ariadne.jpg)
Grupo 3
GRUPO 4
Pintura:
Titulo: Barão e Baronesa de Nova Friburgo
Autor: Emil Bauch – data 1867
Técnica: Óleo sobre tela
Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
Proposta:
Maquete tridimensional da obra (cenário) com audiodescrição do cenário (por escrito).
![Jpeg](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Pintura-do-quadro-Barão-e-Baronesa-de-Nova-Friburgo-Memória-da-Casa.jpg)
Grupo 4
GRUPO 5
Planta baixa do Piso térreo do Edifício com legenda de localização
O Piso térreo do edifício esta dividido em seis ambientes:
1-Hall de Entrada;
2-Memória da Casa;
3-Sala dos símbolos;
4-Salão Ministerial;
5-Exposição temporária;
6-Livraria.
Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão e intelectual.
Proposta:
Maquete tridimensional tamanho A3 da planta baixa do piso térreo do edifício com legenda de localização.
![Jpeg](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/planta_bx.jpg)
Grupo 5
GRUPO 6
Jardim do Palácio do Catete
Antigo pomar do Barão de Nova Friburgo, primeiro proprietário do Palácio.
Projeto paisagístico: atribuído ao paisagista francês Auguste Marie Françoise Glaziou, século XIX.
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, baixa visão e intelectual.
Proposta:
Explorar sensorialmente cinco elementos (meio ambiente ou patrimônio artístico) pertencentes ao Jardim, tendo como referência a planta baixa esquemática do espaço.
Selecionar cinco elementos do Jardim que possam ser explorados e reconhecidos pelo toque, localizando-os na planta baixa em relevo que será elaborada pelo grupo.
![Planta baixa do Jardim do Palácio do Catete](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Planta-baixa-do-Jardim-do-Palácio-do-Catete.jpg)
Grupo 6
![logotipo do CEAC logotipo do CEAC](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/logo_ac-250x150.jpg)
MUSEU DA GEODIVERSIDADE
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos
ano 2015
![Logotipo Museugeodiversidade Logotipo Museugeodiversidade](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Logotipo-Museugeodiversidade-250x150.jpg)
Coordenação: Amanda Fonseca Tojal
Assistente de coordenação: Claudia Cristina Aoki
Objetivo Geral:
A partir de objetos culturais selecionados do Museu da Geodiversidade desenvolver os seguintes recursos de acessibilidade para mediação de públicos com deficiência e grupos inclusivos em visitas educativas à instituição:
Programa do Curso:
Curso teórico-prático abordando os seguintes conteúdos:
GRUPO 1
Formação da Terra
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.
Proposta:
Planta baixa em relevo do espaço expositivo do museu (tamanho A3) com legenda de localização em dupla leitura (tinta e braille).
![Planta do espaço expositivo](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Planta-do-espaço-expositivo.png)
Grupo 1
GRUPO 2
Sistema Cristalino
Local: Módulo – Minerais: Frutos da Terra
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.
Proposta:
Objeto tátil tridimensional do Sistema Cristalino
![Sistema cristalino](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Sistema-cristalino.jpg)
Grupo 2
GRUPO 3
Fósseis: fóssil do período cretáceo, fósseis de inseto, peixe e planta.
Local: Módulo – Mares do Passado
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.
Propostas:
Reprodução em relevo texturizado de fósseis
![Fóssil de Peixe](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Fóssil-de-Peixe.jpg)
Grupo 3
GRUPO 4
Pangea
Local: Módulo – A vida conquista os continentes
Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.
Proposta:
Pangea: Três placas contendo os movimentos dos continentes com legenda em dupla leitura (tinta e braille).
![Imagem de Pangea](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Imagem-de-Pangea.png)
Grupo 4
GRUPO 5
Diorama: Cenário do período dos Dinossauros.
Local: Módulo –Feras do Cretáceo
Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão e intelectual.
Proposta:
Maquete com cenário e miniatura tridimensional de dinossauro.
![Imagem de cenário do período dos Dinossauros da especie Amasonssauros](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Imagem-de-cenário-do-período-dos-Dinossauros-da-especie-Amasonssauros.jpg)
Grupo 5
GRUPO 6
Diorama: Cenário dos primeiros Mamíferos (carodnia).
Local: Módulo -Era dos mamíferos
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.
Proposta: Maquete com cenário e miniatura tridimensional de uma carodnia.
![Cenário dos primeiros mamíferos](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Cenário-dos-primeiros-mamíferos.jpg)
Grupo 6
GRUPO 7
Tecnógeno
Local: Módulo – Tecnógeno, uma realidade
Proposta: Objeto tátil tridimensional de um tecnógeno (camadas com resíduos arqueológicos), tamanho 50cmx15cm, incluindo Legenda em dupla leitura (tinta e braille).
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.
![Tecnógeno](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Tecnógeno.jpg)
Grupo 7
Grupo 8
Pré-sal
Local: Módulo – De olho no petróleo
Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.
Proposta: Painel em relevo com a representação em corte do Pré-Sal.
![Representação em corte do pré-sal](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Representação-em-corte-do-pré-sal.jpg)
Grupo 8
Grupo 9
Propostas:
Jogos educativos:
1. Associação de imagens e palavras sobre os conteúdos da exposição;
2. Caça detalhes de imagens sobre os conteúdos da exposição;
3. Quebra-cabeças imantados: fotos de “Homo Sapiens” e “Luzia”.
Perfil do público: pessoas com deficiência intelectual e auditiva.
![homo sapiens](http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/homo-sapiens.jpg)