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logotipo do CEAC

CEAC – Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural

   UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Local: MUSEU DA REPÚBLICA

Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos

ano 2013

Logo_Museu_

Coordenação: Amanda Fonseca Tojal

Assistente de coordenação: Claudia Cristina Aoki

 

Objetivo Geral:

A partir de obras e objetos culturais selecionados do Museu da República desenvolver os seguintes recursos de acessibilidade para mediação de alunos ou públicos com deficiência em visitas educativas à instituição:

 

Programa do Curso:

Curso teórico-prático abordando os seguintes conteúdos:

GRUPO 1

Piso de Azulejo Hidráulico

Local: Hall de Entrada do Museu

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.

Proposta: Quebra-cabeça imantado em relevo

piso1
Piso de azulejo hidráulico

Grupo 1

GRUPO 2

Brasão da República

Local 1: Estuque de gesso em alto relevo localizado no teto (hall de entrada)

Local 2: Portão de ferro do Museu da República.

Perfil do público: pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Propostas:

Reprodução texturizada em relevo.
Reprodução texturizada em alto contraste.

Jpeg
Brasão: detalhe do portão e relevo em gesso no teto do hall de entrada

Grupo 2

GRUPO 3

Pintura de cena mitológica representando Baco e Ariadne

Local: Detalhe no teto do Salão Ministerial 

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão. 

Propostas:
   1. Reprodução em relevo da imagem com Audiodescrição (escrita)
   2. Fichas contendo associação de imagens e palavras

baco_ariadne
Pintura localizado no teto (Salão Ministerial)

Grupo 3

GRUPO 4

Pintura: 
Titulo:
 Barão e Baronesa de Nova Friburgo 
Autor:
 Emil Bauch – data 1867
Técnica:
 Óleo sobre tela

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual. 

Proposta:
Maquete tridimensional da obra (cenário) com audiodescrição do cenário (por escrito).

Jpeg
Pintura do quadro Barão e Baronesa de Nova Friburgo (Memória da Casa)

Grupo 4

GRUPO 5

Planta baixa do Piso térreo do Edifício com legenda de localização

O Piso térreo do edifício esta dividido em seis ambientes:

1-Hall de Entrada;

2-Memória da Casa;

3-Sala dos símbolos;

4-Salão Ministerial;

5-Exposição temporária;

6-Livraria. 

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão e intelectual.

Proposta:
Maquete tridimensional tamanho A3 da planta baixa do piso térreo do edifício com legenda de localização.

Jpeg
Planta baixa do piso térreo do edifício

Grupo 5

GRUPO 6

Jardim do Palácio do Catete
Antigo pomar do Barão de Nova Friburgo, primeiro proprietário do Palácio.
Projeto paisagístico: atribuído ao paisagista francês Auguste Marie Françoise Glaziou, século XIX.

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, baixa visão e intelectual.

Proposta: 
Explorar sensorialmente cinco elementos (meio ambiente ou patrimônio artístico) pertencentes ao Jardim, tendo como referência a planta baixa esquemática do espaço.

Selecionar cinco elementos do Jardim que possam ser explorados e reconhecidos pelo toque, localizando-os na planta baixa em relevo que será elaborada pelo grupo.

Planta baixa do Jardim do Palácio do Catete
Planta baixa do Jardim do Palácio do Catete

Grupo 6

logotipo do CEAC

MUSEU DA GEODIVERSIDADE

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos

ano 2015

Logotipo Museugeodiversidade

Coordenação: Amanda Fonseca Tojal

Assistente de coordenação: Claudia Cristina Aoki

Objetivo Geral:

      A partir de objetos culturais selecionados do Museu da Geodiversidade desenvolver os seguintes recursos de acessibilidade para mediação de públicos com deficiência e grupos inclusivos em visitas educativas à instituição:

Programa do Curso:

Curso teórico-prático abordando os seguintes conteúdos:

GRUPO 1

Formação da Terra

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Proposta:

Planta baixa em relevo do espaço expositivo do museu (tamanho A3) com legenda de localização em dupla leitura (tinta e braille).

Planta do espaço expositivo
Planta do espaço expositivo

Grupo 1

 GRUPO 2

Sistema Cristalino

Local: Módulo – Minerais: Frutos da Terra

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Proposta:

Objeto tátil tridimensional do Sistema Cristalino

Sistema cristalino
Sistema cristalino

Grupo 2

GRUPO 3

Fósseis: fóssil do período cretáceo, fósseis de inseto, peixe e planta.

Local: Módulo – Mares do Passado

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva. 

Propostas:

Reprodução em relevo texturizado de fósseis

Fóssil de Peixe
Fóssil de Peixe

Grupo 3

GRUPO 4

Pangea
Local
: Módulo – A vida conquista os continentes

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual. 

Proposta:
Pangea: Três placas contendo os movimentos dos continentes com legenda em dupla leitura (tinta e braille).

Imagem de Pangea
Imagem de Pangea

Grupo 4

GRUPO 5

Diorama: Cenário do período dos Dinossauros.

Local: Módulo –Feras do Cretáceo

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão e intelectual.

Proposta:

Maquete com cenário e miniatura tridimensional de dinossauro.

Imagem de cenário do período dos Dinossauros da especie Amasonssauros
Imagem de cenário do período dos Dinossauros da especie Amasonssauros

Grupo 5

GRUPO 6

Diorama: Cenário dos primeiros Mamíferos (carodnia).

Local: Módulo -Era dos mamíferos

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.

Proposta: Maquete com cenário e miniatura tridimensional de uma carodnia.

Cenário dos primeiros mamíferos
Cenário dos primeiros mamíferos

Grupo 6

GRUPO 7 

Tecnógeno

Local: Módulo – Tecnógeno, uma realidade

Proposta: Objeto tátil tridimensional de um tecnógeno (camadas com resíduos arqueológicos), tamanho 50cmx15cm, incluindo Legenda em dupla leitura (tinta e braille).

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Tecnógeno
Tecnógeno

Grupo 7

Grupo 8

Pré-sal

Local: Módulo – De olho no petróleo

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Proposta: Painel em relevo com a representação em corte do Pré-Sal.

Representação em corte do pré-sal
Representação em corte do pré-sal

Grupo 8

Grupo 9

Propostas:

Jogos educativos:

1. Associação de imagens e palavras sobre os conteúdos da exposição;

2. Caça detalhes de imagens sobre os conteúdos da exposição;

3. Quebra-cabeças imantados: fotos de “Homo Sapiens” e “Luzia”.

Perfil do público: pessoas com deficiência intelectual e auditiva.

homo sapiens
homo sapiens

Grupo 9

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